PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ABRIL: CHUVAS EM MERUOCA ESTÃO 74% MAIORES QUE AS DE ALCANTARAS

23 abril, 2016

 MUNICÍPIOS ESTÃO EM ÁREA SERRANA AO NORTE DO CEARÁ
Dados extraídos da base da fFnceme - Imagem Portal Jovem
Apesar de integrantes do mesmo ecossistema a influencia do clima no regime de chuvas que envolve as cidades de Alcântaras e Meruoca são bem distintos. 
Em todo o mês de abril, considerado um dos melhores meses da estação chuvosa no Ceará, as precipitações que caíram em Meruoca, superam três vezes o acumulado registrado no mesmo período em Alcântaras.
De acordo com o monitoramento da Funceme, durante os vinte e dois primeiros dias deste mês  doze(12) chuvas banharam o território meruoquense. Já em Alcântaras foram 11 precipitações no mesmo período. 
Apesar de ocorrem nas 'mesmas datas' e envolverem os mesmos fatores meteorológicos para sua ocorrência o chão tem sido bem mais regado na porção oeste da Serra da Meruoca. Somente em Abril o acumulado do posto pluviométrico na sede de Meruoca já chega aos 202.0 mm, enquanto em Alcântaras os valores calculados até o fechamento desta edição seriam de 52.6 mm, o que em dados percentuais apresentaram 73,9% de diferença entre as duas cidades. Também no comparativo entre o total chovido em 2015, a diferença foi de 31% de chuvas a menos para Alcântaras. Já para o acumulado deste ano, os dados revelam que a diferença já seria de 65,8%.
De acordo com alguns estudos a localização geográfica pode interferir na regularidade de chuvas entre as duas cidades, bem como em todo o território serrano, onde por exemplo geralmente as chuvas são mais escassas na porção conhecida como Serra do Rosário.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License