PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

INVERNO: FONTES D'ÁGUA EM ALCANTARAS AINDA SEGUEM 'SECAS'

 CHUVAS AINDA NÃO FORAM SUFICIENTES PARA FAZER "BREJAR" A BICA DO PINGA
Açude Pinga - Foto; Freire Filho
Apesar do bom volume de chuvas já registrados em Alcântaras nos últimos quarenta dias, as precipitações que banharam o município ainda não foram suficientes para restabelecer importantes fontes d'água espalhadas pela Zona Rural.
 No Sitio Laginha, mesmo como a paisagem verdejante da serra e a constante nebulosidade no topo das montanhas a Bica do Pinga ainda continua 'seca'. A famosa queda d'água que atrai turistas de toda a região para se refrescar com um banho frio, nos últimos quatro anos agoniza os efeitos da longa estiagem que assola o Ceará. 
A mesma nascente, responsável por alimentar um dos afluentes do Açude Pinga ainda não apresenta a vazão necessária para fazer a água "correr" até a barragem que atravessou 2015 com água, mas que parece longe de atingir sua capacidade máxima e voltar a abastecer a sede da pequena cidade serrana. Nas demais regiões, a realidade é a mesma, e apesar da umidade do solo, os poucos olhos d'água ainda preservados necessitam de um inverno mais forte para fazer os riachos temporários escorrerem e transbordar as várias  barragens espalhas nos Sítios município a dentro.

Post.Francisco Freire

Nenhum comentário: