PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PRÉ-ESTAÇÃO: CHUVAS DE GRANIZO VOLTAM A ATINGIR CEARÁ

27 dezembro, 2015

 DEPOIS DE UBAJARA EVENTO FOI REGISTRADO EM BARBALHA NA ÚLTIMA SEXTA
Foto: reprodução
Restando menos de sessenta dias para o inicio normal da quadra chuvosa no Ceará, as chuvas da pré-estação já tem molhado o Sertão. 
Na última semana, após a Funceme registrar chuvas em muitos municípios do Estado, duas precipitações foram acompanhas por "tempestades" e chuva de granizo. Depois de Ubajara registrar uma 'chuva de gelo' na manhã do último dia 25 com acumulado pluviométrico de 70 milímetros, no mesmo dia  a cidade de Barbalha situada na porção sul do Ceará também foi atingida pelo evento ocasionado pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que avança pelo território cearense ocasionado chuvas e a formação de nuvens culumusninbus associadas a fortes rajadas de ventos, chuvas intensas e até chuva de granizo como acontecido em ambas a cidades.
No Ceará onde não é comum a ocorrência de chuvas de granizo( devido a proximidade como a linha do equador) o fenômeno pode acontecer em regiões com existência de montanhas favorecendo a formação nuvens mais verticais. O VCAN que é costumeiro atuar no Estado na pré-estação é mais frequente nos meses de janeiro e fevereiro, porém para este final de 2015 tem contribuído para compensar os efeitos da seca como em Iracema onde a chuva foi de 116 milímetros e ajudou a recarregar um açude. Apesar da chegada das chuvas o prognóstico preciso da estação chuvosa só deve ser divulgado no inicio da segunda quinzena de janeiro.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License