PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CEARÁ: CHUVAS E O DIA DE SANTA LUZIA

13 dezembro, 2015

 AGRICULTORES REALIZAM EXPERIÊNCIAS PARA O INVERNO EM 2016
Nebulosidade entorno da Serra da Meruoca - Dez 2014
Agricultores de todo o Ceará realizam neste Domingo uma das mais importantes provas da sabedoria popular do homem do campo.
 No Estado castigado pelo quarto ano consecutivo de seca o Dia 13 de Dezembro é tido com um marco indicativo da ocorrências de chuvas no chamado inverno. No Dia dedicado a Santa protetora da visão, os mais experientes buscam visualizar nas pedras de sal a previsão para as chuvas que se aproximam. Na data em que celebra-se Santa Luzia, pela caída da noite, os mais experientes costumam por sobre um tablado riscado com os meses da estação chuvosa pequenas pedras de sal que ao amanhecer do dia seguinte indicariam o período aproximado de chuvas para o primeiro semestre do ano seguinte, quando umidificado pela brisa noturna.
A prática vem do conhecimento empírico e apesar de não ter relação direta com as previsões meteorológicas é um sinal de fé e tradição das crenças populares de um povo que mesmo com tantas dificuldades ultrapassa gerações propagando o conhecimento, respeito e esperança de dias melhores em uma das regiões mais secas do Brasil. 
Oficialmente, o prognóstico da quadra chuvosa no Ceará, só deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro, quando por meio de analise das condições atmosféricas e da influência dos fatores causadores de chuvas no Estado a Funceme revela estatisticamente as previsões da quadra chuvosa para 2016.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License