PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DEPOIS DE SEIS ANOS APA DA SERRA DA MERUOCA AINDA NÃO SAIU DO PAPEL

16 novembro, 2015

 NO INICIO DA DÉCADA PASSADA NÍVEL DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL JÁ ERA DE 40% 
Passados quase sete anos da instituição da Serra da Meruoca como Área de Proteção Ambiental ( APA) na prática a unidade de conservação federal ainda continua somente no papel.
 Por meio da Lei Federal 11.891  de 24 de dezembro de 2008 uma área de mais de 29.361 hectares passaram a ser protegidos num faixa de abrangência que engloba em sua maior parte os municípios de Alcântaras, Meruoca, seguido de Massapê e Sobral. Apesar da grande conquista para o Bioma Caatinga e por prevê a conservação dos resquícios de Mata Atlântica, fauna e flora silvestre de serras úmida em meio ao semi árido, a APA Serra da Meruoca continua a ser degradada em grande escala. 
No inicio da década passada, antes mesmo da aprovação do Projeto de Lei que elevou a região a condição de unidade de conservação, estudos apontavam índices de degradação em torno de 40% na Serra o que pode ter avançado no últimos quinze anos considerando que ações como queimadas, assoreamento de riachos, extração de granito em área de mata atlântica, uso de agrotóxicos e lixo tem provocado a exploração secular dos recursos naturais na região  já bastante descaraterizada e com biodiversidade serrana ameaçada. 

A área hoje gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - ICMBio tem apenas um servidor para monitorar, fiscalizar e gerir a UC, em um escritório distante há mais de 20km da APA. Sem Conselho Gestor constituído o volume de denúncias que chegam as Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ONG's e Conselhos Municipais de Meio Ambiente é gritante, porém quase nada tem sido feito porquê a responsabilidade pela Área concentra-se em uma única pessoa. Preocupados com  a situação, ambientalistas da região tem buscado propagar alternativas para sensibilizar e amenizar o problema que já tem interferido diretamente no regime de chuvas da região, aumento da temperatura e extinção de espécies nativas. Alguns experiências exitosas, como cursos de permacultura, agroecologia tem sido praticados no Sitio Santo Elias em Meruoca, porém a ação ainda carece do apoio e maior investimento do poder público que mesmo sabedor do problema continua a deixar a APA somente no papel.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License