PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CARTÃO POSTAL DE ALCANTARAS CAI NO ABANDONO

03 novembro, 2015

 INTERNAUTAS CRITICAM ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA GRUTA DE N.S DE LOURDES
  Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em maio  de 1989
Considerado por muitos com um dos principais cartões postais de Alcântaras, Zona Norte do Ceará, o estado de conservação da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro,foi  na última semana criticado por internautas nas redes sociais.
Erguida ainda quando na existência da Associação Comunitária Santa Bernadete em meados de 1972, a pequena capela construída sobre um rochedo, por muitas décadas foi palco de celebrações, missas e de pagamento de promessas feita por devotos e visitantes. 
Entretanto desde a morte de Monsenhor José Furtado, antigo vigário do lugarejo, o monumento que passou a ser administrado pelo poder publico "caiu no esquecimento" e há anos não recebe melhorias que garantam sua valorização turística e cultural. Com vista panorâmica para boa parte do centro e bairro Bela Vista a Gruta tem a seu favor vegetação nativa tipica da região, além de fazer parte de lendas centenárias que despertam a curiosidades dos visitantes. 
Apesar de tamanha riqueza, o local apresenta difícil acesso devido a elevação dos mais de 30 degraus que são unica via de acesso ao morro, ausência de corrimãos e/ou barra de proteção no entorno da capela além de iluminação, limpeza e segurança publica deficiente. 
Tal situação, contribuiu para que o local tornar-se nos últimos anos, durante a noite, ponto de consumo de drogas e de encontro de casais, além de em 2012 concentrar em suas imediações uma especie de desmanche de bicicletas roubadas, fatos que levaram os internautas a criticam o estado de sujeira e de abandono do Cartão Postal que teria potencial desenvolvimento e de atração turística religiosa com exemplo de Viçosa do Ceará, Aracatiaçu e Sobral onde grutas semelhantes reúnem  anualmente centenas de romeiros em busca de lazer e devoção.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License