PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALCANTARAS: ALUNOS DO PRONATEC REALIZAM TOMBAMENTO CULTURAL

28 novembro, 2015

DOCUMENTÁRIO CITA ESCOLAS, FESTIVAL DE QUADRILHAS E UNIDOS DO SUVACO 
Demolição da centenária matriz de Alcântaras- Nov.2009
Alunos do curso de Agente Culturais  ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem no Comércio (SENAC) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e Emprego (PRONATEC) estão realizando o levantamento escrito e fotográfico de bens imateriais e culturais do município de Alcântaras, Zona Norte do Ceará. 
A pesquisa  tem como foco identificar a origem e desenvolvimento das escolas,Festival de Quadrilhas e Arraiá Unidos do Suvaco  catalogando a história das instituições e/ou eventos tradicionais da pequena cidade serrana. 
Para isso o registro de relatos pessoais dos fundadores, organizadores e ex-participantes do alvo do estudo tem sido realizado no último mês e deverão compor um livro de tombamento cultural a ser produzido pela turma. No pequeno município, devido a falta de registros e de Lei específica de proteção aos bens materiais e imateriais que narram a história político-histórico-cultural do lugarejo grandes monumentos foram demolidos ou estão ameaçados como aconteceu com a antiga Igreja Matriz, antigo educandário Santa Bernadete, Praça Gregório Cunha e pode ocorrer com a Biblioteca Municipal  e sede da Prefeitura Municipal ambas incluídas nos programas de obras e reforma do governo municipal. Sem o reconhecimento da propria cidade como bens culturais, outras instituições como a SECULT  e o IPHAN ficam isentos de responsabilizar os infratores pela descaracterização, reforma estrutural e demolição dos prédios públicos e particulares

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License