PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CULTURA ALCANTARENSE E O PATRIOTISMO

05 setembro, 2015

 JUVENTUDE IGNORA TRADICIONALISMO DO SETE DE SETEMBRO  EM ALCANTARAS
Do blog o Serrano
Às vésperas de uma das maiores comemorações cívicas – culturais do país a culminância do Dia 07 de setembro em Alcantaras novamente ficará aquém do objetivo da data.

 No município, onde o Dia da Independência vem registrando insignificante participação desde 1989, a mobilização popular acontece em última hora, e a celebração da data se resume a corridas, gincanas e sorteios de brindes. Longe de atingir o objetivo e evidenciar o patriotismo dos alcantarenses, a data há pelo menos vinte cinco anos não conta com desfile cívico, entoamento do hino nacional e participação das escolas rurais. Para um dos articuladores da década de 80, a mudança curricular nas escolas resultou na desvalorização da data, na não aprendizagem e respeito ao hino e as tradições culturais. 
Para Francisco Vieira Lúcio, Secretário da Junta Militar de Alcantaras, a supressão da disciplina de Educação Moral e Cívica contribuiu para que a juventude perdesse a essência do nacionalismo, fato observado quando muitos reservistas do exército demonstram dificuldades em cantar o hino, quando em processo de alistamento. Apesar do esforço isolado de algumas escolas o feriado é o menos movimentado da cidade mesmo tendo departamento exclusivo para a programação da festa, fato não observado nos anos 80.

Post.reprodução
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License