PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

IMAGEM DA SEMANA

  EM 2015 SAFRA DE CAJU PODERÁ TER REDUÇÃO DE 70% NO CEARÁ
Flores ressecadas pela insolação  Foto: Freire Filho
Entre os maiores produtores de castanha de caju no Brasil o Ceará poderá registrar neste ano nova queda na produção do fruto. 
Devido o prolongamento da estiagem e as poucas chuvas que caíram na região durante a estação chuvosa, os pomares de cajueiros registraram mortificação de muitas plantas, bem como infestação de pragas como a mosca branca. Em condições climáticas desfavoráveis para a produção normal do Cajú, estimasse que a safra possa ser reduzida em 70% neste ano.

 Em Alcântaras, na zona norte do Estado, o cultivo da planta que por muitas décadas foi a segunda atividade agrícola mais rentável economicamente também está comprometida e, em muitas localidades os produtores estão realizando a remoção e/ou corte de cajueiros na perspectiva de substituição ou declínio da infestação de pragas. Em comparação a 2014 no município o cenário é animador devido a renovação da copa e florescimento homogêneo  da cultura, apesar do estágio vegetativo das plantas o tempo seco associado as fortes ventanias pode interferir na frutificação.

Post.Francisco Freire

Nenhum comentário: