PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

17 agosto, 2015

 QUINTAIS PRODUTIVOS GARANTEM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL À FAMÍLIAS RURAIS
Do blog da ECOS
Situado em região serrana com temperatura média entre 15 e 27ºC e pluviométrica média de 900 milímetros/anos o município de Alcantaras, zona norte do Ceará, é um das muitas cidades cearenses ainda com potencial desenvolvimento sustentável por meio da agricultura de subsistência praticada na zona rural. 
Com mais de 70% da população residente em área rural, a pequena cidade é repleta de uma diversidade de plantas frutíferas, hortaliças e medicinais cultivadas nos quintais de muitas residências. 

Apesar de tratar-se de uma atividade sem controle de produção e sem escoamento para venda, os alimentos produzidos naturalmente e sem uso de pesticidas e/ou adubação química garantem mais qualidade e saúde no prato de muitas famílias. Ao adentar muros e/ou quintais de muitas residências é comum encontrar plantas como acerola, bananeiras, abacateiros, limoeiros, goiabeiras, mamoeiros, laranjeiras bem como pequenos cultivares de coentro, celobinha, couve flor, capim-santo, pimenta- do - reino e pimenta malagueta. 

Com  a maioria da produção anual, os frutos vão parar na mesa e projetos já realizados no passado como os chamados quintais produtivos hoje representam um avanço e economia para muitas famílias que fazem  o uso inconsciente das águas cinzas ou aproveita a estação chuvosa para realizar o plantio de novas mudas como  coqueiros da praia.

Post.reprodução
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License