O CLIENTE É NOSSO PATRÃO !
Muitas pessoas acreditam que patrão é quem contrata. Mas se enganam com
isso. Numa visão mais ampla do comércio o cliente é nosso único patrão, pois sem
ele nenhum negócio prospera.No Brasil esssa concepção tem mais força em
empresas privadas, devido o que está em jogo ser o lucro. Já no serviço publico
há quem diga que seu patrão é o prefeito, o secretário, o vereador... quando na
verdade estes são apenas funcionários
escolhidos e pagos pelo povo para fiscalizar, administrar e atender. Engana-se
que pensa que não tem patrão, por está numa posição mais alta. Acima de
qualquer função existe sempre um superior, e em todo caso é o usuário que paga
com juros e correções monetáris o salário do atendente, do enfermeiro, do
professor e de qualquer outro profissional que trabalha na área. Um cliente
insatisfeito pode demitir todos os funcionários de uma empresa, pois ele pode
deixar de comprar e a empresa falir, ou simplismete denunciar o serviço para
uma entidade maior, como uma ouvidoria, justiça, Ministério Publico, Policia Federal, dentre outras. Neste sentido,
atender bem não é favor, é uma obrigação de todo aquele que se julga um bom
profissional. Para avaliar o poder que o cliente ( nosso patrão) tem sobre nós,
é preciso que apenas nos coloquemos no lugar dele e passemos a considerar se o
que fazemos é o que gostaríamos que fosse feito conosco. Pense nisso!
Por: Francisco Freire