PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CRENÇAS E O INVERNO EM 2014

03 janeiro, 2014

'EXPERIÊNCIAS' REVELAM MAIS UM ANO DE SECA
Nos últimos dias que antecipam o final de cada ano é comum agricultores de Alcântaras no Ceará realizarem "experiências" indicativas da chegada da quadra chuvosa. Entretanto segundo os mais experientes que desde sua jovialidade creem nos ensinamentos sobre o tempo cujo foram transmitidos de geração para geração em décadas anteriores defendem que o inverno em 2014 poderá ser de poucas chuvas.

As 'experiências' realizadas no Natal segundo alguns alcantarenses homens do campo teriam indicado que para este ano o volume de chuvas será curto e poderemos ter mais um ano de seca. No pequeno município serrano onde a estiagem tem reduzido gradativamente as fontes de captação de água desde 2012, grande parte do território tem sido abastecido por caminhões pipas. Já a sede que anteriormente contava com os serviços de distribuição de água da Cagece tem refugiado-se muitas vezes nos poucos chafarizes espalhados nos Bairros. Embora seja cedo para afirmar as previsões da quadra chuvosa para o ano que se inicia, muitos filhos de Alcântaras revelaram ao Portal Jovem que sem água, a alternativa será migrar para outras regiões do país.

Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos, as chuvas da pré-estação não estariam relacionadas aos fenômenos climáticos responsáveis pela ocorrência de chuvas no Estado e o prognóstico sobre as chuvas para 2014, só deverão ser apresentados oficialmente na segunda quinzena de janeiro.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License