PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

TERRA A PREÇO DE TOMATE EM ALCANTARAS

06 dezembro, 2013

 ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA CRESCE EM RITMO ACELERADO NO MUNICÍPIO
Conquistar a casa própria em Alcântaras está cada vez mais difícil, isso porquê na pequena cidade serrana o preço pago pelo m² de chão supera em muitas vezes o valor a ser investido durante a construção.

No pequeno município hoje com  mais de 11 mil habitantes a abertura de novas ruas e loteamento de terras somente cresceu nos últimos anos. Mas sem um Plano Diretor para organizar o desenvolvimento da infraestrutura urbana da cidade, proprietários de terras tem lucrado com a alta especulação imobiliária fruto da supervalorização de terrenos nos novos bairros  e logradouros que surgem na cidade. 

Em uma pesquisa feita no perímetro urbano de Alcântaras, bem como em áreas de expansão nas proximidades da sede, verificou-se que terreno com tamanho médio de 6X30m o valor da venda varia entre R$ 5 a 8 mil, e a cada ano ocorre um aumento em torno de 25% do valor proposto em virtude da disponibilidade de pavimentação, iluminação, água, telefonia móvel e internet. É também devido a alta especulação imobiliária que a área verde da sede urbana do município tem sido reduzida nos últimos anos devido a grande devastação de pomares de plantas frutíferas como pomares de caju, canavial e plantio de bananeiras. Além da derrubada ilegal das árvores, em alguns casos nascentes, efluentes e leitos de riachos estão sendo desviados e/ou extintos, além de ser registrado irregularidades em obras  da construção civil nas margens de estradas e rodovias. Além do alto custo na compra de terra, outro fator gritante da especulação imobiliária é o aumento na taxas de alugueis de imóveis que variam de R$ 200 a 600 reais mensais de acordo com a finalidade da locação.

Muito embora tenha sido feito um cadastro de demanda habitacional nos últimos dois anos, poucos tem sido os avanços na construção de moradias populares, sendo registrado até o momento apenas a aquisição de quarenta unidades habitacionais, depois de mais de 20 anos da construção da COHAB nas mediações do Sítio Caldeirão. Sem alternativas de financiamento para reduzir o tempo de conquista da casa própria alcantarense se submetem a comprar terra a preço de tomate devido a inflação e também os altos gastos com mão de obra.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License