PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CMDS SOLICITA AÇÕES A COGERH

03 dezembro, 2013

 CONSELHO REQUER OBRAS DE "REVITALIZAÇÃO" DO AÇUDE PINGA

Açude Pinga em 2013 - Foto: Edilson Angelo
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Alcântaras esteve reunido ordinariamente na última sexta-feira,29. Dentre os assuntos da pauta o CMDS deliberou que fosse solicitado oficialmente a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará a realização de obras de revitalização do Açude Pinga.

O órgão estadual que foi oficiado nesta segunda-feira,02 de dezembro, deverá em breve remeter reposta ao documento que solicita que seja executado ainda no período de estiagem os serviços de escavação, retiradas de troncos, rochas e areia da bacia e efluentes da barragem, bem como seja reforçado a parede de barramento do Açude Pinga. Ainda segundo o documento estes serviços seriam de fundamental importância para preparar o único reservatório de água superficial que abastece o município para a próxima quadra chuvosa. 

O Açude Pinga cujo foi construído pelo Governo do Estado por meio do Programa de Açudes Regionais no ano de 1993, teve sua capacidade de armazenagem exaurida em agosto passado, decretando situação de colapso hídrico no pequeno município serrano. As obras de revitalização cujo são esperadas desde 2007, ganharam força na seca de 2013 e por diversas vezes já foram solicitadas providencias a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e a própria COGERH, mas três meses após o esvaziamento total do reservatório nada ainda haveria sido feito. O CMDS informou ainda que após ser notificado oficialmente sobre o parecer da COGERH, caso este não seja favorável, o órgão colegiado poderá recorrer ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License