PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALCÂNTARAS: FATOS E HISTÓRIA

19 dezembro, 2013

 MUNICÍPIO HAVERIA DOADO MAIS DE 10KM DE SEU TERRITÓRIO 
A história de Alcântaras no Ceará é repleta de acontecimentos que mais de cem anos após seu descobrimento ainda não são de total domínio publico. 

No passado a pequena cidade que fez parte das jurisdição de Sobral e Massapê, antes de conseguir sua emancipação política teria cedido cerca de 10km de seu território para a vizinha Meruoca que passou mais de três décadas para ser elevada a cidade, somente ocorrendo o fato em 1951. Segundo relatos de pessoas mais experientes, os atuais Distritos de Anil, São Antônio dos Fernandes e Camilos seriam no passado pertencentes a ex-distrito de São José e teria sido doado devido a promessa de uma dia o vilarejo conquistar sua emancipação. Entretanto depois da irmã Meruoca ficar donatária de parte do solo alcantarense, o pequeno distrito haveria perdido terras e população dificultando assim a rápida emancipação na época. Desta forma, devido a rivalidade política e as desavenças entre Meruoquenses e São Joseenses a antiga rivalidade entre ambos os povos haveria se hereditariezado até os dias atuais, mesmo que nas últimas décadas tenha sido registrado uma maior aproximação entre as duas cidades.

Vale ressaltar que o primeiro prefeito de Meruoca era filho do Sitio São José, e foi também em vida  também ex-prefeito de Alcântaras. Gregório Cunha Freire,  foi imortalizado e homenageado com Ruas, Praça e Colégio na pequena cidade serrana.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License