PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

INÊS - CAPÍTULO 02 (PENÚLTIMO CAPÍTULO)

08 julho, 2013


(O Prefeito Semprônio leva seu filho Flúvio à Casa da Família de Inês)
PAI: É bom vê-lo, nobre prefeito. O que deseja?
SEMPRÔNIO: Meu filho Flúvio vem exigir o que é seu por direito. A mão de sua filha Inês.
PAI: É que...
(Inês desce à sala.)
INÊS: Está tudo certo, meu pai... Eu posso falar-lhes?
PAI: Claro.
INÊS: Caro Flúvio, tu mereces uma donzela que te ame e possa corresponder teus afetos, pois és um bom moço, um cavalheiro, gentil, atencioso e amável. Porém, esta não serei eu. Outro me amou antes e é lícito que eu lhe dê as primícias dos meus afetos.
FLÚVIO: Que quer dizer?
INÊS: Sou cristã. Consagrada a Jesus Cristo.
SEMPRÔNIO: Você é apenas uma menina... Como ousa recusar meu filho? O filho do prefeito de Roma? Retrate-se! Preste sacrifício à deusa Vesta, deusa do lar e do fogo!
INÊS: Se recusei seu filho, que é um homem vivo, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua que nada significa para mim? Meu esposo não é desta terra... Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e sim pelos sentimentos. Deus mede a alma, não a idade. Quanto aos deuses, podem até ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor.
SEMPRÔNIO: Prendam-na!
(No tribunal, Semprônio busca o vice-prefeito Aspásio...)
SEMPRÔNIO: Cuida disso, Aspásio. Não quero me envolver com isso.
ASPÁSIO: Bem, está certo.
(Aspásio vai até a ante-sala do tribunal. Fica frente a frente com Inês)
ASPASIO: Eu, em nome do Prefeito de Roma, a condeno a ser exposta nua num prostíbulo no Circo Agnolo.
(Ao ser introduzida no local da desonra, uma luz celestial a protegeu e ninguém ousou aproximar-se dela. Seus cabelos cresceram maravilhosamente cobrindo seu corpo. Ao ser defendida por um anjo guardião, um dos seus lascivos pretendentes caiu morto)
INÊS: Tende piedade dele, Senhor! Não o castigue assim! Piedade!
(Deus e o ressuscitou)
TODOS: Vejam! É um milagre!!!

Post. Augusto Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License