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ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 E A INTERNET

10 junho, 2012

NOS MUNICÍPIOS REDES SOCIAIS VIRAM CENTRO DAS ATENÇÕES DO 
POSSÍVEIS CANDIDATOS NESTAS ELEIÇÕES


Limoeiro do Norte. Já faz algum tempo que a Internet virou um fenômeno em comunicação, mas, em todo o País, as próximas eleições municipais serão as primeiras com total participação das redes sociais que mais crescem no meio: Twitter e Facebook. No Interior do Ceará, seja com oito ou 80 mil habitantes, praticamente todas as cidades já criaram fóruns de discussão nesse meio. A ´politização´ vai desde o nível da baixaria entre eleitores à criação de ideias que podem servir concretamente para o melhor planejamento da cidade. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não proibir o uso dessas mídias nas eleições municipais, crescem também os palanques virtuais.

Tem o internauta que mora longe e queria saber notícias da cidade, o habitante local que compartilha esta notícia, e no meio disso uma boa parcela que quer saber com quem ficará o futuro da cidade. O aumento na inauguração de emissoras de rádio em períodos eleitorais (a maior parte pirata) ainda é comum no Interior, mas tem crescido ainda mais a criação de grupos de discussão no Facebook. Como a campanha eleitoral já começou extraoficialmente, quem já escolheu seu candidatos trata de defendê-lo, de modo a fazer denúncias ou elogios à atual administração, conforme o interesse eleitoral. Para os indecisos ou não tão apressados, as discussões podem servir para conhecer melhor os candidatos por meio dos seus eleitores.

Embora a Internet ainda seja utilizada por uma pequena parcela da população - sobretudo no Interior, onde é menor o acesso às novas tecnologias -, é possível identificar o peso que já representam os blogs e outras mídias sociais. Isso porque quando o locutor de rádio não está repassando as notícias dos blogs ele próprio acompanha as discussões nos fóruns do Facebook e leva para seus ouvintes. E, dessa forma, a mensagem na Internet chega a quem não tem computador ou nem mesmo sabe ler.

Os grupos de discussão, quando o Orkut era o preferido dos internautas, não chegam perto do acesso obtido pelos grupos do Facebook. Em Limoeiro, o grupo a inaugurar esse segmento chama-se Nova Política Limoeirense. Uma proposta de movimento político de jovens que começou apartidário, até realizou a Marcha Municipal Contra a Corrupção dos políticos e, na Internet, ganhou a adesão de mais de mil usuários. Mas perdeu credibilidade quando seus dois criadores não só filiaram-se a um partido político como passaram a utilizar o próprio grupo no Facebook para fazer campanha eleitoral antecipada. Contudo, foi lá que um internauta escreveu sobre a falta de um Diário Oficial do Município. No mesmo dia, os participantes concluíram que é importante o retorno desse meio de publicidade e transparência pública.

Mas as escolhas partidárias ficam mais evidentes em outros grupos. O "Jaguaretama Justa" reúne políticos e moradores de Jaguaretama. Na foto de capa, dez pessoas, entre elas pré-candidatos, seguida da frase "some a união destas pessoas como a participação popular, tal como temos feito no grupo Jaguaretama Justa...Ficamos imbatíveis!".

Mas ao tempo em que eleitores discutem e trocam acusações nos grupos, também compartilham informações de interesse público, seja com um link do Tribunal de Contas dos Municípios ou matérias de jornais sobre exemplos que possam ser seguidos de gestão pública.

Quem se decepcionou com a "falta de novidade" no fórum limoeirense criou ou migrou para outros grupos. O sociólogo Marcelo Castro criou o grupo "Ideias para Limoeiro". É feita uma eleição virtual entre os usuários, de modo a que cada um ganhe pontos a cada sugestão de práticas de gestão pública forem aceitas.

Um participante propõe, com exemplos, a criação de trilhas ecológicas às margens do Rio Jaguaribe; outro sugere que as praças públicas possam ter equipamentos para a prática de educação física. "A intenção é construir coletivamente uma ´eleição simbólica´, paralela a eleição oficial. Fundamentada num modelo que consideramos ideal para a política, como se fosse a ´política que queremos ver´, longe dos vícios da fatídica eleição oficial", diz.

E completa: "Com 23 dias de atuação experimental da comunidade já atingimos participação considerável, são quase 600 pessoas, mas para a nossa grande vitória se mostra na qualidade e criatividade das ideias apresentadas até o momento, muitas delas já repercutiram para além do Facebook".

Mais informações:
Tribunal Regional Eleitoral
Rua Jaime Benévolo, Centro Fortaleza
Telefone: (85) 3388.3500
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